Stress - natureza e respostas
Qual a natureza do stress?
O stress é uma resposta integrada do corpo e da mente.
Sempre que se está perante qualquer situação inesperada, ou uma ameaça, ou um evento extraordinário de qualquer natureza, o corpo desencadeia uma resposta ou reacção equivalente.
Este mecanismo de resposta corresponde a uma reacção natural de instinto de sobrevivência, desenvolvida ao longo da evolução de milhões de anos, e há pouco a fazer para escapar do seu automatismo.
Qualquer que seja a situação, evento ou interacção tensa com terceiros, desencadeia-se uma complexa cadeia de processos, hormonais, neurológicos e físicos, conhecidos como reacção de stress.
Quais as respostas ao stress: lutar, fugir ou parar sem reacção?
As respostas típicas ao stress, de lutar, fugir ou parar sem reacção, resultam demasiado teóricas para a pressão constante a que está submetido qualquer ser humano no mundo civilizado.
Hoje os motivos de stress não são apenas pontuais e marcados por situações específicas e localizadas.
Há outro tipo de pressões mais difusas, e que afectam as pessoas de forma crónica, como são todos os medos e angústias que permanecem no subconsciente, como o medo de perda, seja das pessoas que se ama, de casa, de emprego, de reconhecimento por terceiros, de falta ou do incumprimento de objectivos, o que é conhecido pelo "stress psico-social", o mais nocivo de todos, por se tornar crónico.